Barba, cabelo e bigode e sua cronologia. - ''MODA MASCULINA''
Barba e bigode estão em alta! Aliás, este já foi um tema aqui em nosso blog. Hoje, faremos uma cronologia para você entender que eles estiveram presentes em diversas épocas da História. Você vai entender como os pelos faciais começaram a desempenhar parte do look moderno.
Nos anos 1920, os
entraram em passagem com cortes mais finos, ao contrário do que exibiam os patriarcas do Século XIX. Muita gente quando vê uma fotografia desta época vai se lembrar de vários personagens da novela “O Cravo e a Rosa”, por exemplo.
Na década posterior, o bigodinho permaneceu, mas agora com um certo tipo de voltinha. O grande expoente desta moda foi o ator norte-americano, Clark Gable, maior galã do cinema nesta época, astro do filme “E o Vento Levou”.
mas, tempos sombrios fizeram com que o bigode absorvesse uma imagem negativa depois que o ditador Adolf Hitler ascendeu ao poder na Alemanha e levou o mundo à Segunda Guerra Mundial.
Nos anos 1950, época do pós-guerra e da entrada em passagem do Rock in Roll, o bigode e a barba são deixados de lado e a cara limpa é utilizada como o visual dominante. A costeleta vira uma onda com o astro do gênero, Elvis Presley.
Veio a transformadora década de 1960 e com ela os Beatles, que revolucionaram não apenas a música, mas também o comportamento de bilhões de pessoas ao redor do planeta, com seus cabelos compridos, a volta do bigode (esse literalmente mais grosso, na fase psicodélica do maior banda de todos os tempos) e posteriormente as barbas longas, no final deste período, quando o visual hippie era moda.
Os punks ditaram o ritmo e a moda na segunda metade dos anos 1970, com suas caras limpas, cabelos limpos e penteados espetados, chocando a sociedade.
Os largados, paz e amor.
Coube a Freddie Mercury, célebre vocalista do Queen, desempenhar com que o bigode voltasse à moda, na década de 1980. No quesito vestuário, os já quarentões Mick Jagger, líder dos Rolling Stones e o camaleão David Bowie, mantiveram-se entre os tops do pop-rock com roupas coloridas, que foram a marca registrada daquele período.
Nos anos 1990, o rock alternativo mostrou ao mundo o poder das camisas xadrez, de flanela, cabelos despenteados e barba por desempenhar. Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, ganha força entre os jovens e se torna a voz da ger, movimento grunge.
Chegamos em 2000, e a ger, movimento da internet ganha espaço. Todo modismo está aos olhos de quem vê.
Caras lisas são marcas registradas da primeira década do Século XXI e a barba fica de lado. mas, em 2012, a barba, o cabelo e o bigode voltaram ao topo das paradas. Os pelos faciais ganharam novos contornos e grande aceit, movimento do mercado da moda.
Dificilmente um homem deste tempo não deixou sua barba alongar. por conseguinte, se você acha que só em 2016 foi moda, a barba vem ditando estilo desde sempre. Até a próxima.
VER MAIS .......
Nenhum comentário: